Descubra por que São José é o padroeiro do Ceará

O santo, pai de Jesus Cristo na tradição católica, é considerado padroeiro dos trabalhadores e das famílias. O dia para ele foi decretado em 1621 pelo papa Gregório XV

img
#Apuiarés POR NONATO NUNES 18 DE MARÇO DE 2019
O dia 19 de março é conhecido desde 1621, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José. O santo é padroeiro do Estado, por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do Ceará, é feriado no seu dia. São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.
De acordo com o padre Gilson Soares, titular da paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Manoel Sátiro, a escolha de São José para padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor. Segundo conta, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, o santo como padroeiro da cidade e, posteriormente, do Estado. São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito